quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sólidos Geométricos: O QUADRADO

Primeiro Dia - Tema Gerador: Quadrado

1. Boas vindas com a cantiga Olá! da Faixa: 1 do CD Pirralhada (CHAN : CRUZ, 2006).
Olá queridos amigos,
Professora, olá!
Deus abençoe nós todos
Pra podermos estudar! Hei!

2. Roda de conversa: Apresentações, nomes, crachás decorados com figuras geométricas (entregues pela estagiária, que os mostra de um a um e as crianças vão “adivinhando/identificando” de quem é); negociação das regras para a semana.

3. Preenchimento do calendário temporal com dia, mês, ano, dia da semana, previsão do tempo, número de alunos presentes.

4. Estudo do vocabulário: (sonolenta, aconchegante, roncando, ressonando, dormitando...). Apresentar as palavras em tarjetas para visualização de sua escrita, seguida da explicação de seu significado, para que haja um bom entendimento da história.

5. Contação da história: A Casa Sonolenta de autoria de Audrey Wood, tendo como recurso o livro de literatura infantil da editora Ática.

6. Recontação da história pela professora com a participação dos alunos, imitando os personagens da história.

7. Instigar as crianças a pensar na casa onde a história aconteceu, as partes que compõem a casa, como se desenha uma casa, a necessidade de utilização de linhas retas, que as linhas retas quando unidas formam figuras, que essas figuram tem um nome.

Apresentar as formas geométricas: quadrado, triângulo, retângulo e círculo, desenhados/recortados em papel duplex colorido com a identificação, os quais serão fixados na sala, para facilitar a familiarização com as formas/nomenclatura.
8. Observar a planta baixa da sala de aula... possui 4 linhas retas unidas nas suas extremidades, formando um quadro...

9. Quando as quatro retas são iguais com duas na linha horizontal e duas na linha vertical todas unidas entre si, formam um quadrado.

10. Observar e relacionar objetos, materiais, utensílios e equipamentos da sala de aula que possuem a forma quadrada. Questionar que outros objetos, utensílios, materiais, móveis, conhecidos pelas crianças que forma quadrada.

11. Pegar barbante, cortar quatro pedaços iguais e formar um quadrado no centro da sala. Convidar as crianças para entrar e sair do quadrado...

12. Cortar o barbante em linhas menores, para cada criança construir o seu quadrado no chão. Em seguida realizar a brincadeira: ado, aado, cada um no seu quadrado. (ir andando ou saltando de um quadrado para o outro de forma ordenada, sem pisar no fio... um salto ou passo para cada vez que as palavras forem recitadas “ado, aado, cada um no seu quadrado”, até retornar para seus quadrados).

13. Procurar na sala de aula objetos quadrados, escolher um deles e representá-lo com massa de modelar.

14. Apanhar tiras de jornal e procurar quadrados no parque infantil, realizando as medições com as tiras padronizadas para não confundir o quadrado com o retângulo.

15. Cantiga: Quadrado, da Faixa: 53 do CD Pirralhada (CHAN : CRUZ, 2006).
Lado, lado, lado, lado:
Quadrado, quadrado!
Quantos lados o quadrado tem?
Quatro lados.
Muito bem!

16. Preparação para o recreio: Lavar as mãos, organização em fila para o refeitório, lembretes dos modos e postura corretos à mesa durante a refeição.
17. Momento da refeição (orientar para que as crianças adotem uma postura, comportamento corretos à mesa, como, comer com a boca fechada, uso correto dos talheres, agradecimento à merendeira...).

18. Escovação dentária. De uma a uma as crianças vão realizando a escovação dentária. Realizada a escovação cada criança vai se dirigindo para o tapete da sala para a hora do repouso.

19. Hora do repouso: Organizar 03 momentos/espaços: um para as crianças que costumam dormir, um para assistir a apresentação da gravação em DVD da música: A Sopa do grupo Palavra Cantada (PERES: TATIT, 2004), outro com livrinhos e folhas para desenhar e colorir livremente. Decorridos 30 minutos, pouco a pouco ir despertando as crianças com leves toques, palavras suaves...

20. Tentar adivinhar o que há no envelope, tateando sem olhar (envelope com quadrados coloridos de diversos tamanhos). Depois, cada criança pega um quadrado na mão, fecha os olhos e vai explorando a figura de olhos vendados, pensando em como ela é feita/formada, parte por parte.

21. Em meia folha de papel A4, desenhar um quadrado, podendo circular aquele que possui nas mãos, colorir o seu interior e colar grãos de feijão em suas linhas. Recortar e colar as letrinhas da palavra quadrado.

22. Confeccionar um quadrado com palito de churrasco com as extremidades fixadas com garrote e colar na outra metade da folha de jornal ou revista inutilizada.

23. Fazer a dobradura do quadrado com folha de jornal inutilizado ou revista velha.

24. Roda de Avaliação: O que aconteceu na aula de hoje que foi legal... o que aconteceu que não pode acontecer na aula de amanhã, o que gostariam que fosse trabalhado na aula de amanhã.

Um comentário: