domingo, 27 de junho de 2010

ATIVIDADE 2 - DIÁLOGO TEÓRICO

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – MARISETE DAL BELLO

ATIVIDADE 2: DIÁLOGO TEÓRICO: VYGOTSKY E OS PROJETOS DE TRABALHO

A proposta de trabalho através de projetos busca a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares de forma que, os alunos possam participar de todas as etapas do estudo, iniciando pela escolha do conteúdo a ser estudado mediante a definição do problema, seguido do levantamento de hipóteses.

Esta metodologia, normalmente supera os limites de uma matéria, e requer que outras áreas do conhecimento sejam engajadas no estudo, e que, todos participem ativamente de todas as etapas, sejam alunos, professores, coordenadores.

O trabalho com projetos vem a favorecer o processo de aprendizagem defendido por Vygotsky ao afirmar que na interação com o outro a aprendizagem é favorecida. No processo de interação, seja com uma criança ou com um adulto, a criança entra em contato “[...] com novas atividades, habilidades ou informações [...]” (BRASIL, 2010, p. 4). Deste contato resulta a internalização e apropriação de um procedimento ou uma informação, que agregados aos conhecimentos que a criança já possui provoca “[...] saltos de nível de conhecimento.” (BRASIL, 2010, p.4).

Outro elemento da proposta de trabalho com projetos que coincide com os estudos de Vygotsky é a busca de resposta desconhecida. O projeto de trabalho parte de um problema que requer um estudo para resolvê-lo/respondê-lo, e Vygotsky ressalta que o ensino “[...] deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes”. Essa é a idéia central do que Vygotsky denominou em seus estudos de zona de desenvolvimento proximal.

De acordo com Vygotsky, para que a escola seja promotora de construção de conhecimento e de desenvolvimento, a ação educativa deve partir do momento de desenvolvimento no qual a criança se encontra (nível de desenvolvimento real) e realizar atividades que lhe permita superar este momento, “[...] que estimule a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente [...]” (BRASIL, 2010, p. 5), produzindo um novo saber, promovendo evolução e mudanças, ampliando suas estruturas cognitivas (zona de desenvolvimento proximal).

Para Vygotsky a aprendizagem, a construção de um novo conceito é resultante de um processo em que as crianças transformam e são transformadas pela realidade física, social e cultural em que se encontram, tendo o professor como impulsionador do seu desenvolvimento psíquico.

Vygotsky defende que a criança aprende e se desenvolve, nesta ordem, mas entende que a aprendizagem não existe sem desenvolvimento, nem o desenvolvimento sem a aprendizagem. Portanto, cabe à escola, enquanto espaço formal de construção de conhecimentos e sistematização dos conhecimentos construídos ao longo da história, promover situação de aprendizagem que garantam o pleno desenvolvimento dos educandos, uma vez que a maioria dos avanços depende de uma intervenção pedagógica eficiente.

BRASIL, Curso de Elaboração de Projetos. 1. Projetos: Lev Vygotsky (1896-1934). Plataforma Freire. Disponível em . Acesso em: 27 Jun. 2010.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ATIVIDADE 1 - PROJETO PESSOAL / PROFISSIONAL

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – MARISETE DAL BELLO

ATIVIDADE 1 - PROJETO PESSOAL / PROFISSIONAL

Olá colegas e professores!

Sou professora de História da EEB Dois Irmãos de Presidente Castello Branco (SC), possuo Graduação em História e Pedagogia; Especialização em Metodologia do Ensino de História; Especialização em Qualidade na Educação Básica e Mestre em Ciências da Educação.

Atuo no magistério há mais de 26 anos distribuídos no exercício de atividades de docência no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior (Tutoria); e, administrativas como Secretária Municipal de Educação e Cultura, e atualmente como Assessora de Direção de Escola.

Por ter atuado na área administrativa por 16 anos, e, tendo retornado ao exercício da docência recentemente tive interesse imediato pelo curso oferecido, objetivando aprimorar minha ação docente.

A motivação principal pela realização deste curso, é por conceber a pedagogia de projetos como uma expressiva alternativa para uma prática pedagógica eficiente e atrativa, onde o aluno aprende fazendo, participando, tomando decisões, pesquisando conteúdos do seu interesse de forma agradável, construindo e se apropriando de novos conhecimentos.

Meu projeto pessoal/profissional é prosseguir aprendendo e ensinando... construindo e socializando... produzindo e interagindo... com persistência, humildade, compreensão e dedicação; é continuar crescendo profissionalmente; é prosseguir tentando ser um ser humano melhor, mais otimista, solidário, cooperativo, colaborativo, humilde, amoroso e dotado de muita sabedoria para recuar quando for preciso, saber avançar no momento certo e realizar o que for necessário visando o bem estar, evolução e crescimento de todos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Serão postados a partir desta data, observações e produções resultantes dos estudos relacionados ao Curso de Formação Continuada sobre a Elaboração de Projetos coordenado pelo NTE de Concórdia.
Participam deste curso 20 educadores do município de Presidente Castello Branco.
O curso teve seu início no dia 16 de junho, terá duração de 60 horas distribuídas em 04 encontros presenciais (16 horas) na EEB Dois Irmãos e 42 horas na modalidade a distância, onde cada cursista organizará seus momentos de estudo.