domingo, 27 de junho de 2010

ATIVIDADE 2 - DIÁLOGO TEÓRICO

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – MARISETE DAL BELLO

ATIVIDADE 2: DIÁLOGO TEÓRICO: VYGOTSKY E OS PROJETOS DE TRABALHO

A proposta de trabalho através de projetos busca a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares de forma que, os alunos possam participar de todas as etapas do estudo, iniciando pela escolha do conteúdo a ser estudado mediante a definição do problema, seguido do levantamento de hipóteses.

Esta metodologia, normalmente supera os limites de uma matéria, e requer que outras áreas do conhecimento sejam engajadas no estudo, e que, todos participem ativamente de todas as etapas, sejam alunos, professores, coordenadores.

O trabalho com projetos vem a favorecer o processo de aprendizagem defendido por Vygotsky ao afirmar que na interação com o outro a aprendizagem é favorecida. No processo de interação, seja com uma criança ou com um adulto, a criança entra em contato “[...] com novas atividades, habilidades ou informações [...]” (BRASIL, 2010, p. 4). Deste contato resulta a internalização e apropriação de um procedimento ou uma informação, que agregados aos conhecimentos que a criança já possui provoca “[...] saltos de nível de conhecimento.” (BRASIL, 2010, p.4).

Outro elemento da proposta de trabalho com projetos que coincide com os estudos de Vygotsky é a busca de resposta desconhecida. O projeto de trabalho parte de um problema que requer um estudo para resolvê-lo/respondê-lo, e Vygotsky ressalta que o ensino “[...] deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes”. Essa é a idéia central do que Vygotsky denominou em seus estudos de zona de desenvolvimento proximal.

De acordo com Vygotsky, para que a escola seja promotora de construção de conhecimento e de desenvolvimento, a ação educativa deve partir do momento de desenvolvimento no qual a criança se encontra (nível de desenvolvimento real) e realizar atividades que lhe permita superar este momento, “[...] que estimule a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente [...]” (BRASIL, 2010, p. 5), produzindo um novo saber, promovendo evolução e mudanças, ampliando suas estruturas cognitivas (zona de desenvolvimento proximal).

Para Vygotsky a aprendizagem, a construção de um novo conceito é resultante de um processo em que as crianças transformam e são transformadas pela realidade física, social e cultural em que se encontram, tendo o professor como impulsionador do seu desenvolvimento psíquico.

Vygotsky defende que a criança aprende e se desenvolve, nesta ordem, mas entende que a aprendizagem não existe sem desenvolvimento, nem o desenvolvimento sem a aprendizagem. Portanto, cabe à escola, enquanto espaço formal de construção de conhecimentos e sistematização dos conhecimentos construídos ao longo da história, promover situação de aprendizagem que garantam o pleno desenvolvimento dos educandos, uma vez que a maioria dos avanços depende de uma intervenção pedagógica eficiente.

BRASIL, Curso de Elaboração de Projetos. 1. Projetos: Lev Vygotsky (1896-1934). Plataforma Freire. Disponível em . Acesso em: 27 Jun. 2010.

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