segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ATIVIDADE 2.2 COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO

CURSO “ELABORAÇÃO DE PROJETOS” MEC/NTE - CONCÓRDIA (SC)
Projeto: ESCOLA SUSTENTÁVEL
Cursista: MARISETE DAL BELLO

COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO

O Projeto Escola Sustentável é resultante de um dos desdobramentos do Programa Municipal de Educação Ambiental. O Programa, que conta com a participação de todas as escolas sediadas no município de Presidente Castello Branco, teve sua origem no ano de 2007, e sua execução conta com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e local.

Nos anos de 2007 e 2008 os estudos e atividades escolares e comunitárias estiveram voltados para a valorização das potencialidades existentes no município e a superação das insuficiências encontradas, com prioridade nos estudos, discussões e realização de ações voltadas para os problemas relacionados à destinação correta do lixo e preservação da água.

No ano de 2009 cada unidade escolar reforçou as atividades iniciadas nos anos anteriores, realizaram avaliações e elegeram como temática de estudo e trabalho para o ano de 2010: “Escola Sustentável”. Através do projeto a EEB Dois Irmãos objetiva “Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.”.

Assim, no 1º semestre de 2010 a proposição foi apresentada a alunos, professores e gestores, que, coletivamente passaram a construir o projeto (teórico), propondo ações, realizando leituras, pesquisas e registros com a intenção de (re)planejar o espaço escolar com foco na sustentabilidade, transformando e melhorando o espaço escolar, cujas aprendizagens e práticas serão estendidas para as residências e propriedades onde os envolvidos residem.

A primeira ação prática do projeto envolveu todos os alunos e professores na avaliação e proposição de ações de reaproveitamento do espaço escolar. Dentre as ações enumeradas, destacamos: a produção/construção, compreensão e socialização de conhecimentos (contextualizando-os e atribuindo-lhes sentido); redução na produção de lixo; separação e destinação correta do lixo escolar; construção de cisterna para captação da água da chuva; incentivo à produção de alimentos orgânicos como a produção de temperos, chás, legumes, verduras e frutas no espaço escolar sugerindo a construção de horta escolar, de canteiro de chás no modelo “Relógio do Corpo Humano” e de substituição de mudas do pomar; construção de composteira; transformação de espaços ociosos em salas de aula ao ar livre; modificação/ampliação do jardim escolar; captação da energia solar, produzindo energia renovável com garrafas pet.

As sugestões propostas foram submetidas para avaliação e posterior inclusão em projeto de engenharia elaborado pela Engenheira Agrônoma e Paisagista do município, cujo projeto foi enviado recentemente para a escola, onde a comunidade escolar irá avaliá-lo, aprová-lo e executá-lo.

Para isso, um grupo de estudantes da 1ª série do ensino médio estão (re)produzindo o projeto em uma maquete para que a comunidade escolar possa visualizar e analisar melhor suas proposições antes de sua aprovação, que, se for finalizada em tempo, será apresentada para a comunidade na Feira Multidisciplinar da Escola que se realizará no dia 21 de agosto.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM: EIXO 1

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN A. S. AULER
CURSISTA – MARISETE DAL BELLO

Ao finalizar o primeiro Eixo de estudo que tratou sobre Projetos (características, importância, teóricos, proposta de elaboração) destaco que a as leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas contribuíram para a aquisição/ampliação de meus conhecimentos sobre esta expressiva metodologia de trabalho.

A cada estudo realizado sobre o tema em questão, mais me convenço de sua importância na construção de conceitos e de entendimento dos conceitos construídos e sistematizados ao longo da história. Através de projetos de trabalho/estudo os alunos participam ativamente da construção de saberes, dado o interesse pelo objeto de estudo motivado por sua participação na escolha, definição e/ou concordância com a temática de estudo por ele proposta.

Por ser uma metodologia que tem avançado no contexto escolar a partir da década de 90, ainda possuímos certa dificuldade em nos articular e nos envolver com as diversas disciplinas na construção dos projetos da escola. Essa dificuldade de articulação e envolvimento associados ao meu desconhecimento da totalidade dos conteúdos curriculares trabalhados por cada disciplina, foi a principal dificuldade que encontrei na construção de minha proposta de projeto.

No entanto, destaco um importante aspecto positivo observado durante o estudo: A maioria dos colegas apresenta compromisso, preocupação e paixão pela escola, pela profissão, pelo ato de ensinar/construir conhecimento, bem como de aprender. Porém, tem sua angústia manifestada diante das condições de trabalho, motivo pelo qual, não estão conseguindo dedicar o devido tempo para estudo e planejamento coletivo, para elaborar projetos, para preparar uma aula diferente, de atender o aluno individualmente ajudando-o a superar as dificuldades apresentadas.

Mesmo que as condições de trabalho se apresentem como um aspecto negativo, há que se destacar a positividade a ele agregada: “Houve a constatação e a incomodação”, elemento este, que, segundo Leonardo Bueno é fundamental para que a mudança aconteça: Precisamos nos incomodar, estar incomodados com algo para, a partir desta incomodação lutarmos para sua superação. Se há a necessidade manifestada de estudar, planejar e projetar coletivamente, sua superação é possível, com luta, coletividade e compromisso.