segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM: EIXO 1

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN A. S. AULER
CURSISTA – MARISETE DAL BELLO

Ao finalizar o primeiro Eixo de estudo que tratou sobre Projetos (características, importância, teóricos, proposta de elaboração) destaco que a as leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas contribuíram para a aquisição/ampliação de meus conhecimentos sobre esta expressiva metodologia de trabalho.

A cada estudo realizado sobre o tema em questão, mais me convenço de sua importância na construção de conceitos e de entendimento dos conceitos construídos e sistematizados ao longo da história. Através de projetos de trabalho/estudo os alunos participam ativamente da construção de saberes, dado o interesse pelo objeto de estudo motivado por sua participação na escolha, definição e/ou concordância com a temática de estudo por ele proposta.

Por ser uma metodologia que tem avançado no contexto escolar a partir da década de 90, ainda possuímos certa dificuldade em nos articular e nos envolver com as diversas disciplinas na construção dos projetos da escola. Essa dificuldade de articulação e envolvimento associados ao meu desconhecimento da totalidade dos conteúdos curriculares trabalhados por cada disciplina, foi a principal dificuldade que encontrei na construção de minha proposta de projeto.

No entanto, destaco um importante aspecto positivo observado durante o estudo: A maioria dos colegas apresenta compromisso, preocupação e paixão pela escola, pela profissão, pelo ato de ensinar/construir conhecimento, bem como de aprender. Porém, tem sua angústia manifestada diante das condições de trabalho, motivo pelo qual, não estão conseguindo dedicar o devido tempo para estudo e planejamento coletivo, para elaborar projetos, para preparar uma aula diferente, de atender o aluno individualmente ajudando-o a superar as dificuldades apresentadas.

Mesmo que as condições de trabalho se apresentem como um aspecto negativo, há que se destacar a positividade a ele agregada: “Houve a constatação e a incomodação”, elemento este, que, segundo Leonardo Bueno é fundamental para que a mudança aconteça: Precisamos nos incomodar, estar incomodados com algo para, a partir desta incomodação lutarmos para sua superação. Se há a necessidade manifestada de estudar, planejar e projetar coletivamente, sua superação é possível, com luta, coletividade e compromisso.

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