segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ATIVIDADE 2.2 COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO

CURSO “ELABORAÇÃO DE PROJETOS” MEC/NTE - CONCÓRDIA (SC)
Projeto: ESCOLA SUSTENTÁVEL
Cursista: MARISETE DAL BELLO

COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO

O Projeto Escola Sustentável é resultante de um dos desdobramentos do Programa Municipal de Educação Ambiental. O Programa, que conta com a participação de todas as escolas sediadas no município de Presidente Castello Branco, teve sua origem no ano de 2007, e sua execução conta com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e local.

Nos anos de 2007 e 2008 os estudos e atividades escolares e comunitárias estiveram voltados para a valorização das potencialidades existentes no município e a superação das insuficiências encontradas, com prioridade nos estudos, discussões e realização de ações voltadas para os problemas relacionados à destinação correta do lixo e preservação da água.

No ano de 2009 cada unidade escolar reforçou as atividades iniciadas nos anos anteriores, realizaram avaliações e elegeram como temática de estudo e trabalho para o ano de 2010: “Escola Sustentável”. Através do projeto a EEB Dois Irmãos objetiva “Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.”.

Assim, no 1º semestre de 2010 a proposição foi apresentada a alunos, professores e gestores, que, coletivamente passaram a construir o projeto (teórico), propondo ações, realizando leituras, pesquisas e registros com a intenção de (re)planejar o espaço escolar com foco na sustentabilidade, transformando e melhorando o espaço escolar, cujas aprendizagens e práticas serão estendidas para as residências e propriedades onde os envolvidos residem.

A primeira ação prática do projeto envolveu todos os alunos e professores na avaliação e proposição de ações de reaproveitamento do espaço escolar. Dentre as ações enumeradas, destacamos: a produção/construção, compreensão e socialização de conhecimentos (contextualizando-os e atribuindo-lhes sentido); redução na produção de lixo; separação e destinação correta do lixo escolar; construção de cisterna para captação da água da chuva; incentivo à produção de alimentos orgânicos como a produção de temperos, chás, legumes, verduras e frutas no espaço escolar sugerindo a construção de horta escolar, de canteiro de chás no modelo “Relógio do Corpo Humano” e de substituição de mudas do pomar; construção de composteira; transformação de espaços ociosos em salas de aula ao ar livre; modificação/ampliação do jardim escolar; captação da energia solar, produzindo energia renovável com garrafas pet.

As sugestões propostas foram submetidas para avaliação e posterior inclusão em projeto de engenharia elaborado pela Engenheira Agrônoma e Paisagista do município, cujo projeto foi enviado recentemente para a escola, onde a comunidade escolar irá avaliá-lo, aprová-lo e executá-lo.

Para isso, um grupo de estudantes da 1ª série do ensino médio estão (re)produzindo o projeto em uma maquete para que a comunidade escolar possa visualizar e analisar melhor suas proposições antes de sua aprovação, que, se for finalizada em tempo, será apresentada para a comunidade na Feira Multidisciplinar da Escola que se realizará no dia 21 de agosto.

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