domingo, 12 de setembro de 2010

ATIVIDADE 2.5 – Estamos preparados para a cultura digital?

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS - NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN A. S. AULER
CURSISTA: Marisete Dal Bello

Com base em seus estudos Léa Fagundes se dirige a nós educadores para nos chamar atenção sobre a necessidade de inserção da cultura digital no cotidiano escolar, aliando as tecnologias ao currículo, tornando as aulas significativas e produtivas.

A construção de uma cultura digital é considerada lenta, e, para sua aceleração requer que nós desafiemos e sejamos desafiados a conhecer, pois sem conhecimento não haverá mudança de postura, e, consequentemente, sem mudança de postura o desenvolvimento da cultura digital não se efetivará.

Para isso, é fundamental que repensemos a educação e o papel do educador diante da ocorrência das profundas mudanças, nas mais diversas áreas, as quais vem afetando tanto as formas de ensinar, quanto de aprender na contemporaneidade.

Para dar conta do processo educativo em tempo de globalização precisamos nos apropriar do processo e possibilidades trazidos pelas novas tecnologias, mudando posturas tanto do educador quanto do educando. Precisamos estar verdadeiramente conectados à realidade e à vida cotidiana, sem correr o risco de utilizar o novo para reproduzir o antigo. Por isso a necessidade de integrarmos nossa escola na cultura digital, enfrentando as instabilidades e incertezas, superando os nossos princípios de formação (para a preservação, conservação, detenção do saber...), experimentando novas práticas de uso das tecnologias na educação através de formação/capacitação, interação com nossos pares e de apoio em serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário