segunda-feira, 12 de julho de 2010

ATIVIDADE 1.4: BANCO DE PROJETOS

CURSO: ELABORDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA: KAREN A. S. AULER
CURSISTA: MARISETE DAL BELLO

ATIVIDADE 1.4: BANCO DE PROJETOS

1. Nome do cursista: Marisete Dal Bello

2. Identificação do local de execução do projeto e do pessoal envolvido:
Escola: Centro Municipal de Educação Infantil Acalanto
Turma: Pré-Escolar II
Nº de alunos: 12
Nº de Professores: 03 (01 regente, 01 de Educação Física e 01 estagiário do curso de Pedagogia)
Data da Intervenção: 24 a 28 de agosto de 2009
Áreas de Conhecimento: Matemática, Comunicação e Expressão, Artes e Educação Física.

3. Título do projeto: Os Sólidos Geométricos no Cotidiano da Educação Infantil.

4. Características do Projeto: Interdisciplinar, promovendo a integração e o diálogo entre as áreas de matemática, comunicação e expressão, artes e educação física.

5. Descrição geral: A proposição da execução do projeto foi motivada pela realização do Estágio Curricular III, do Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, pólo de Concórdia no segundo semestre de 2009.

O projeto teve como objetivo geral: Trabalhar as noções geométricas com as crianças, articulando-as aos objetos e situações que fazem parte do seu cotidiano, desenvolvendo um pensamento que lhes permita compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vivem.

A metodologia para execução do projeto foi guiada por uma prática contextualizada, onde as diversas atividades que o integram foram efetivadas através de: Aulas expositivas e dialogadas; Manuseio e construção de materiais alternativos; Leitura e dramatização de histórias literárias que envolvem o tema; Sessão de vídeo; Canto, dança e dramatização de cantigas; Construção dos sólidos geométricos com materiais alternativos; Representação dos sólidos geométricos com sucatas, pintura a dedo, massa de modelar, colagem; Passeio orientado; Práticas com brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras; Desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem e dobradura das formas geométricas; Registros reflexivos sobre cada atividade.

As aulas expositivas e dialogadas aconteceram através da mediação da professora com os alunos nos mais variados momentos da aula, tanto em momentos formais (planejados pela professora) quanto em momentos informais (não previstos).

As atividades foram desenvolvidas em diferentes espaços educativos e recreativos, por entender-se que a aprendizagem pode ocorrer além do espaço da sala de aula, cabendo ao educador proporcionar as bases necessárias para o processo de ensino e aprendizagem ao mesmo tempo transformando o conhecimento cotidiano em conhecimento científico.

Através das atividades os alunos puderam: Distinguir e identificar formas geométricas presentes no ambiente escolar e em outras situações do cotidiano das crianças; Reconhecer e nomear as principais formas geométricas; Socializar hipóteses de como e onde encontramos as formas geométricas na sala de aula, no parque infantil; Identificar os quatro atributos nas figuras geométricas: cor, tamanho, forma, espessura; Criar e registrar desenhos com as figuras; Construir as figuras geométricas com materiais alternativos (palitos, recortes, dobraduras, barbante, etc); Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; Resolver situações do cotidiano; Organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; Construir o conceito de medir e comparar; Reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; Construir hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; Desenvolver e estimular a oralidade e a escrita espontânea; Interpretar, organizar idéias e dramatizar histórias e cantigas; Perceber a sequência lógica e dramatizar as histórias contadas/ouvidas.

6. Tecnologias utilizadas: Aparelho de DVD, aparelho de som, televisor, vídeo cassete, câmera fotográfica, livros de literatura infantil, DVDs de histórias educativas, CDs de cantigas.

7. Referências:
CHAN, Thelma e CRUZ Thelmo. Pirralhada: Jogos e Canções para a Educação Infantil. 2ª Ed., São Paulo: Via Cultura, 2006.
MORAES, Vinícius. A Casa. Disponível: . Acesso em: 12 Ago. 2009.
PIXOTINHOS, Os. Músicas Infantis: A Casa. Gravadora ZAN BRASILDISC, 1999.
PERES, Sandra e TATIT, Paulo. Palavra Cantada: A Sopa. São Paulo. Gravadora MCD, 60ª apresentação/gravação 2004.
SILVA, Yara Maura: SOUSA, Maurício de. Formas da Turma da Mônica. São Paulo: FTD, 1994.
WOOD, Audrey, 1948. A Casa Sonolenta. Tradução Gisele Maria Padovan. 16 ed., São Paulo: Ática, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário