segunda-feira, 10 de abril de 2017

Estamos preparados para a cultura digital?


Em 03/10/2010, quando participei do curso “Elaboração de Projetos”, tive a oportunidade de produzir um pequeno texto, cuja reflexão nos remete ao estudo que estamos realizando, por isso, acho pertinente publicá-lo novamente.

“Com base em seus estudos, Léa Fagundes se dirige a nós educadores para nos chamar atenção sobre a necessidade de inserção da cultura digital no cotidiano escolar, aliando as tecnologias ao currículo, tornando as aulas significativas e produtivas.

A construção de uma cultura digital é considerada lenta, e, para sua aceleração requer que nós desafiemos e sejamos desafiados a conhecer, pois sem conhecimento não haverá mudança de postura, e, consequentemente, sem mudança de postura o desenvolvimento da cultura digital não se efetivará.

[...]

Para dar conta do processo educativo em tempo de globalização precisamos nos apropriar do processo e possibilidades trazidos pelas novas tecnologias, mudando posturas tanto do educador quanto do educando. Precisamos estar verdadeiramente conectados à realidade e à vida cotidiana, sem correr o risco de utilizar o novo para reproduzir o antigo. Por isso, a necessidade de integrarmos nossa escola na cultura digital, enfrentando as instabilidades e incertezas, superando os nossos princípios de formação (para a preservação, conservação, detenção do saber...), experimentando novas práticas de uso das tecnologias na educação através de formação/capacitação, interação com nossos pares e de apoio em serviço." (Marisete Dal Bello, 03/10/2010, mariseted.blogstpot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário